05 junho, 2009

Olha para nós

E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
Atos 3.1-9

Nesse texto vemos o poder de Deus se manifestando não só no homem que era coxo mas principalmente nos apóstolos. Digo principalmente porque o milagre que foi operado não começou no homem coxo e sim naqueles que acreditaram primeiro e ousaram colocar a fé em evidencia, deixando que a manifestação do poder de Deus estivesse livre para fazer aquilo que era necessário. Veja bem, essa postura dos discípulos, retratam de maneira simples porem concisas, de que, aqueles que são de Deus, precisam fazer as coisas que verdadeiramente representem a vontade Dele. E que estagio maravilhoso os discípulos chegaram, mesmo sendo ainda tudo novo na vida deles. A igreja acabara de ser inaugurada e coisas espantosas como essas já estavam acontecendo. O motivo de eu escrever a respeito disso é que não quero exaltar aquilo que é previsível como o milagre. É claro e evidente, e também fora ensinado pelo próprio Senhor Jesus, que o que crê tudo pode. Se olharmos desse ponto de vista, não poderia acontecer outro resultado senão o que se manifestou na vida daquele homem doente. O milagre ali de certa forma era previsível. Era a vontade de Deus evidente não só nesse homem mas em todos que cressem Nele. Porém quero exaltar aqui o estilo, a postura dos discípulos pela maneira como se portaram diante daquela situação e pegar esse exemplo aplicando em nossas vidas. Vejam, a ousadia de Pedro e João, chegando ao ponto de dizer: "Olha para nós". Que coragem, porque eles eram homens como eu e você e como aquele homem doente. Mas afinal, o que eles quiseram mostrar, dizendo tais palavras. É simples, eles apenas quiseram demonstrar que o que estava neles era verdadeiro, poderoso e da mesma maneira como os transformou, pode transformar a vida de todos que crerem. Pedro e João naquele momento, estavam correndo riscos de serem difamados pelo passado. De serem confundidos com outros que pregaram e não conseguiram sustentar a palavra que pregaram porque ora era de Deus e eles não viviam aquilo, ora era do homem para se exaltar ou do diabo para confundir. Mas com Pedro e João era bem diferente porque eles tinham andado com o Senhor Jesus e finalmente compreendido o que lhes fora ensinado. Havia neles essa segurança de que, o que o Senhor Jesus começou neles estava sendo aperfeiçoado e que o Senhor Deus iria dali em diante ser glorificado. Aprendi uma coisa maravilhosa e quero compartilhar com você. O milagre esta a disposição daqueles que crêem, porem ele tem que ser provocado para se manifestar. E Pedro e João nos dão uma lição tremenda aqui porque suplantaram seus limites humanos, subiram em lugares mais altos, ousaram fazer aquilo que nenhum outro homem que, por mais rico ou poderoso que fosse, não poderia fazer, e se colocaram na posição de verdadeiros pregadores da palavra e instrumentos de Deus para operar milagres. Mas quero também ressaltar que é preciso realmente ter fé e estar mesmo vivendo em Deus para ousar fazer o que eles fizeram. Eles disseram: "Olha para nós". Os fariseus de plantão com certeza não pregariam isso porque diriam: onde se viu, ninguém tem condições de dizer tal coisa, eles só disseram aquilo porque afinal de contas eram os apóstolos. Mas deixe-me refutar isso. Pedro e João eram ainda, digamos novos na fé pois embora tivessem andado três anos com o Senhor Jesus, agora estavam de certa forma sem a presença física Dele. Tudo era novo. E depois disso continuando o livro de Atos, vamos ver Pedro ainda sendo transformado pelo Espírito Santo, com experiências humanas e sobrenaturais. Então essa conversa farisaica não tem cabimento. Mas, se olharmos melhor, vamos ver homens que apesar de seus limites, ousam ter uma vida sobrenatural na presença de Deus. Que apesar das pressões do dia a dia e dos tormentos do pecado, ousaram serem verdadeiros homens de Deus fazendo não a vontade deles mas a vontade do Senhor todo poderoso, afastando deles toda a possibilidade de serem glorificados e sim que Deus fosse glorificado. Parece um paradoxo dizerem:"Olha para nós" e glorificarem a Deus. Mas é isso realmente o que aconteceu. Deus foi glorificado numa atitude simples, humilde de homens que estavam vivendo mesmo uma vida com Deus. Espero sinceramente que nos esforcemos para sermos homens de Deus, vivendo uma vida de santidade, buscando em cada movimento, em cada palavra e em que cada sentimento, ensinar a todos quanto possível, que toda e qualquer situação pode mudar quando vivemos uma vida de fé e de esperança. Deixe-me terminar essas palavras fazendo uma pergunta para você: Hoje, se alguém precisasse de sua ajuda, você poderia dizer pra ela "Olha para mim".
Um grande abraço.
Ap.Carlos

Nenhum comentário: